quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Violência em São Paulo: Mais uma pra conta da nossa política medíocre ou simples vaidade?
Como todos andam acompanhando nos noticiários, a Grande São Paulo se tornou palco de ações criminosas (principalmente homicídios) nos últimos meses. Eu mesmo tento refletir sobre a causa e se as autoridades estão tratando do problema de maneira correta, mas claro que podemos apenas especular.

Polícia vs PCC


Como se sabe, a violência é fruto de uma verdadeira guerra civil travada entre a Polícia e o grupo PCC (apesar de que em situações como essas, algumas pessoas aproveitam e também cometem crimes com o embalo da ocasião). A onda de assassinatos começou no mês de Junho e jornais noticiaram que foi causada por uma ação da PM no dia 28 de Maio desse ano, da qual um grupo de policiais assassinaram seis pessoas, alegando que as mesmas planejavam a fuga de um detento da capital paulista, na Penha, Lona Leste. Logo no mês seguinte, 11 policiais foram assassinados (quase o dobro de Maio) e teve assim início a guerra.
Lado da polícia: os envolvidos nos seis assassinatos dizem que houve reação por parte dos suspeitos.
Lado do PCC: líderes classificam a ação como "covardia".
O problema maior é que além de mortos dos dois lados (que por si só já um fato abominável), civis começaram a sofrer as consequências da disputa. Pessoas encapuzadas, normalmente de moto, passam atirando em pessoas na rua. É bem verdade que algumas dessas vítimas podem ter envolvimento pessoal com bandidos ou com policiais, porém não se restringe apenas a elas. A baixo listei, segundo o site da Globo (ok, totalmente tendencioso) o perfil dos assassinados em Outubro:


Legenda:
Grupo I: Civis sem registro de ligação com Polícia/Facções
Grupo II: Policais (atuando ou aposentados), agentes carcerários
Grupo III: Pessoas com passagem pela polícia, usuários de droga, suspeitos em fuga, ligação com crimes 

Com essa série de assassinatos era esperado uma intervenção do Governo do Estado, representado por seu governador, Geraldo Alckmin. O fato, porém, é que suas ações, como trocar o secretário da segurança, e usufruir da força de sua polícia, não surtiram efeito. Mas fica a pergunta: podem estar os próprios policiais cometendo assassinatos por fins políticos? Bom, tratando-se de política, nada pode ser descartado. Entretanto aceitar essa ideia seria aceitar que a Polícia está de alguma forma querendo prejudicar o governador. Mas os fatos são que, se o governo aceitar a intervenção de forças federais, como feito no Rio de Janeiro, ele estaria aceitando o crescimento do PT na região mais rica do Brasil. E fica outra pergunta: os assassinatos cometidos pelo PCC à civis, seriam para chamar atenção e mostrar sua força, seriam, na verdade, cometidos por policiais ou seriam ainda por algum motivo que não sabemos?
Na minha opinião ambas as três respostas estão certas. O PCC certamente estaria mostrando sua força, uma vez que aumentou de forma assustadora o número de assassinatos na região. Isso mostraria à Polícia e ao governo, que tomar medidas como a ocorrida em Maio, são precipitadas. A polícia pode também estar cometendo esses homicídios. Já não é de hoje que sabemos a força da instituição em si e, aliado ao excesso de impunidade brasileiro, ela pode agir de maneira agressiva sem ser reprimida. Mas na maioria das mortes de civis teríamos que aceitar que a Polícia tem algum esquema político de apoio à alguém, do qual não é conhecido hoje. E por último pode ter por trás disso, algo que não nos é passado por nenhum lado e nem será.
A grande questão pra mim, é que não existe bons e ruins nessa história. Facções criminosas e/ou milícias, muitas vezes existem para tratar de casos que a população não consegue ter força perante a Lei e aos abusos do Governo. Entretanto matar inocentes dessa forma não é o caminho certo. Vide as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). São um grupo totalmente ligado a política, de modo que suas ações são pensadas e tomadas contra pessoas importantes e grandes líderes políticos.
Os policiais por suas vezes, também certamente praticam abusos de poderes, principalmente em locais de classe social mais baixa, que acaba gerando a rebeldia e o apelo do povo.
O governo é outro que não toma medidas. Como já dito, aceitar a ajuda Federal traria uma imagem muito boa do PT para a região, e é algo que um bom tucano jamais aceitaria.
Concluindo, podemos notar que remediar sempre é o melhor dos piores lados. O certo mesmo seria um bom investimento na educação e no combate a desigualdade social e a diminuição da autonomia da polícia.

sábado, 20 de outubro de 2012

Pra primeira postagem do Blog achei interessante começar com uma (sempre polêmica) lista. Nesse caso listarei os 5 melhores, na minha opinião,  álbuns de estúdio do rock brasileiro! Enjoy!

Bom, logo de começo queria fazer umas menções honrosas que não constam nessa lista mas que são bandas gigantes do nosso rock verde-amarelo... Uma delas é a Blitz, conjunto do eterno Evandro Mesquita, que fez muito sucesso na década 80, mas que existe até hoje, e do qual o álbum inicial "As Aventuras da BLITZ 1" revelou, por exemplo, a música "Você Não Soube Me Amar"...
Outra que não poderia deixar de constar aqui é o insuperável Raul Seixas, músico que, com parceria com o escritor Paulo Coelho, marcou até hoje a história da música nacional... O seu álbum de maior sucesso com 600 mil cópias vendidas foi o "Gita", que revelou músicas como "Medo da Chuva", "Sociedade Alternativa" e a própria Faixa Título do LP...
Há ainda 14 Bis, RPM, Barão Vermelho, Raimundos, Paralamas do Sucesso, Camisa de Vênus dentre outras...

Agora, dado os devidos créditos à essas grandes bandas, podemos começar o Ranking:


O 5º Lugar foi o mais difícil dos cinco de decidir... Pesquisei um pouco, e claro que com influência também do meu gosto pessoal, decidi colocar o ábum: Secos e Molhados, de banda homônima.



O que me fez colocá-lo foi a capacidade de inovação/criatividade da banda paulista... Se não fosse só o fato de o João Ricardo ser um músico de primeira, ainda temos o ícone Ney Matogrosso com sua voz clássica e sua extravagância... O álbum vendeu mais de 1 milhão de cópias, o que o tornou Disco de Platina e foi lançado em Agosto de 1973
Grandes músicas: Sangue Latino, O Vira, Rosa de Hiroshima

Na 4ª colocação vem um CD que pode não ser o favorito da maioria dos fãs dessa banda, mas foi o que eu julguei o melhor entre eles: Legião Urbana - As Quatro Estações


A banda do DF ficou marcado com suas canções (as vezes até cansativas) lentas e relativamente simples instrumentalmente, porém com uma composição da letra praticamente impecável de Renato Russo... o disco já inicia com "Há Tempos", que se tornou um clássico da banda, e é seguida por "Pais e Filhos" e "Eu Era Um Lobisomem Juvenil", fora "Monte Castelo" e "Quando o Sol Bater Na Janela do Teu Quarto". Ele foi lançado dia 26 de Outubro de 1989 e também chegou a Disco de Platina.

Na 3ª colocação, ganhando assim a medalha de Bronze, está uma banda simplesmente excelente musicalmente e de composições geniais... A banda fez parte do movimento "Tropicália" ao lado de Gilberto Gil e Caetano Veloso e seu melhor álbum é: Os Mutantes, outro disco de banda homônima.


Outra banda paulista que aparece, "Os Mutantes" marcaram época e como mencionado acima fizeram parte de uma verdadeira vanguarda brasileira. Liderados por Rita Lee, o grupo trazia um som psicodélico e progressivo, combinação perfeita para um álbum perfeito. Lançado em Junho de 1968, ele vinha com músicas como "Adeus Maria Fulô", "O Relógio", a clássica "A Minha Menina", "Senho F" e outras. Entretanto a que realmente vale a pena ser destacada é a canção "Panis Et Circenses", marco de toda uma época. A música inclusive fez parte do álbum da Tropícália lançado no mesmo ano.

O grande 2º colocado, com medalha de prata, vem de uma banda que modelou o rock nacional moderno, junto com algumas outras bandas, introduzindo uma batida Punk, porém com uma sonoridade limpa. Os grupos que surgiram no país depois da década de 80, certamente recebem influência desse disco: Ultraje a Rigor - Nós Vamos Invadir Sua Praia


Em Setembro de 1985, os terceiros paulistas dos quatro citados, lançaram esse disco que contém músicas que mesmo pra quem não conhece muito bem a banda, são conhecidas:

01 Nós Vamos Invadir Sua Praia
02 Rebelde Sem Causa
03 Mim Quer Tocar
04 Zoraide
05 Ciúme
06 Inútil
07 Marylou
08 Jesse Go
09 Eu Me Amo
10 Se Você Sabia
11 Independente Futebol Clube
12 Inútil (Versão Single / 1983)
13 Mim Quer Tocar (Lado B De Inútil / 1983)
14 Hino Dos Cafajestes (Single)
15 Marylou (Versão Carnaval)
16 Ricota

Álbum clássico de uma das maiores banda de rock do Brasil.

Agora vem o tão esperado 1º colocado! A banda que criou esse CD é simplesmente a junção de grandiosos músicos tocando juntos. Todos individualmente tem potencial de ter excelentes carreiras solos.
E a medalha de ouro vai para: Titãs - Cabeça Dinossauro.


Eu mesmo fiquei surpreso que das 5 bandas, 4 são paulistas, inclusive o Titãs. Em Junho de 1986 era lançado o terceiro álbum da banda e, com certeza, o melhor de todos. Suas músicas sempre críticas marcam  até hoje as opiniões de jovens no país inteiro. Destaque para música "Bichos Escrotos", que se esse ranking fosse de melhores músicas e não discos, certamente estaria entre as mais.
Faixas:

01. Cabeça Dinossauro
02. Aa Uu
03. Igreja
04. Polícia
05. Estado Violência
06. A Face Do Destruidor
07. Porrada
08. Tô Cansado
09. Bichos Escrotos
10. Família
11. Homem Primata
12. Dívidas
13. O Quê


Bom gente, como eu disse, listas são sempre polêmicas pois são subjetivas... Espero que todos tenham gostado e até a próxima!